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1. Com este tutorial ficamos a saber



2. O que precisa saber



3. Tutorial



A plataforma STUDIU permite que possibilita a existência de vários tipos de utilizadores, com diferentes papéis: Formandos, Formadores e Coordenadores.

Passamos a explicar cada um dos papéis:
Formando - utilizador que frequenta um curso
Formandor - utilizador que acompanha a formação, gere as sessões e as avaliações
Coordenador - utilizador que gere o curso, os utilizadores, as sessões e avaliações

Como adicionar utilizadores
Para criar qualquer um dos tipos de utilizadores, deveremos usar a funcionalidade "Gestão" à qual podemos aceder a partir do menu principal





Os diferentes tipos de utilizadores estão divididos em separadores






Vamos agora proceder à introdução de um Formando.

Clicamos no botão "Adicionar Participante"




Irá aparecer uma ficha onde vamos preencher os dados respetivos ao utilizador




Breve descrição dos campos obrigatórios:
- Nome de utilizador - nome que o utilizador irá colocar para fazer o login na plataforma
- Nome - nome próprio do utilizador
- Apelido - sobrenome do utilizador
- Nick Name - outro nome pelo qual o utilizador pode ser identificado sem ser o "Nome" (não obrigatório)
- Endereço de e-mail - endereço de e-mail do utilizador para onde serão enviadas todas as notificações da plataforma
- Data de nascimento - data de nascimento do utilizador (não obrigatório)
- Senha - palavra-passe de acesso à plataforma

Após preenchimento dos campos obrigatórios temos as opções da senha




A senha poderá ser criada manual ou automaticamente, clicando sobre a marca




Podemos também optar por enviar ou não os dados ao utilizador que estamos a criar




Nota:Ao escolher enviar os dados, estes são enviados imediatamente após a introdução.
No caso de se optar por não enviar, estes dados podem ser mais tarde enviados. (por ex: estamos a montar um curso estando as inscrições a chegar, vamos adicionando formandos e só quando a ação estiver pronta a começar é que é enviada a informação de login aos formandos)

Para proceder à inscrição, clicamos em "Próximo"



Após breves instantes o formando figura na lista:



Para adicionar utilizadores de outro tipo devemos clicar sobre o separador pretendido (ex: Formador) e repetir o processo





Devemos repetir o processo para cada novo utilizador.

Como adicionar utilizadores via ficheiroNa STUDIU podemos adicionar um grupo de participantes através de um ficheiro.
Este ficheiro tem de responder a alguns requisitos específicos:
  • - Formato: xls (Excel 2003);
  • - Conter uma primeira linha com a legenda dos campos;
  • - Esta linha tem de conter, no mínimo, 6 (seis) colunas com a seguinte ordem:
    • Username: - campo de preechimento obrigatório - Nome que o utilizador usará para aceder à plataforma.
    • Fullname: - campo de preechimento obrigatório - Nome identificativo do utilizador.
    • Email Address: - campo de preechimento obrigatório - Deve preencher com o e-mail para onde o utilizador será notificado.
    • Data Nascimento: - campo de preechimento facultativo - Colocar no formanto dd-mm-aaaa (dia-mês-ano).
    • Roles: - campo de preechimento obrigatório - Deve ser preechido consoante o papel ou papéis que o utilizador irá ter (Aluno, Professor ou Coordenador). Caso o utilizador tenha mais que um papel este deve ser separado por | (ex: Professor|Coordenador).
    • Password: - campo de preechimento facultativo - Palavra passe para o utilizador. Caso não seja preenchido, o sistema gera uma palavra automaticamente.
O ficheiro excel deverá ficar assim:



Para adicionar este grupo de utilizadores vamos clicar em "Importar de Ficheiro"



Na janela seguinte escolhemos o ficheiro .xls localizado no nossso computador



No campo "Começar na linha" devemos colocar "2" de modo a ler sem contar com a informação do cabeçalho



De seguida clicamos em "Ler ficheiro" para pré-visualizar os dados





Nesta janela podemos ativar algumas opções antes de começar a importação:
  • Modo de Análise - permite verificar a lista de participantes antes de fazer a importação
  • Enviar credênciais aos utilizadores por email - envia os dados de acesso no momento da importação
  • Atualizar dados caso utilizador já exista - útil na necessidade de alterações de informação
Neste caso não vamos ativar nenhumas das opções e vamos dar início à importação clicando em "Importar"



Após breves instante os utilizadores são importados para os respetivos perfis




Como enviar credênciais aos utilizadores
As credênciais são os dados com que um utilizador tem acesso à plataforma.
Estes dados podem ser enviados imediatamente, aquando da introdução do participante, ou enviados posteriormente por opção ou necessidade (ex: enviar dados a todos os alunos num mesmo dia; enviar para um aluno que perdeu os dados.).

Para enviar as credênciais aos utilizadores devemos executar os seguintes passos.
Seleccionamos o(s) utilizador(es) na suas respetivas linhas e de seguida clicamos em "Enviar credênciais"





As credênciais são assim enviadas para o e-mail de cada utilizador.
Como suspender, cancelar ou arquivar um utilizadorPoderá haver necessidade de suspender, o acesso à plataforma a um determinado utilizador, bem como cancelar ou arquivar.
Passamos a explicar estas três possibilidades:
  • Suspender - suspende o acesso e marca o utilizador como "Suspenso" - (ex: não pagou inscrição, fica em "stand-by" e, depois de regularizar a situação, pode voltar a ter acesso ao curso)
  • Cancelar Inscrição - suspende o acesso e marca o utilizador como "Cancelado" - (ex: desistência ou impossibilidade de frequência)
  • Arquivar - suspende o acesso e marca o utilizador como "Arquivado" - (ex: terminou a formação, passando a arquivo)

Vamos tomar como exemplo um formando, para aceder à sua ficha clicamos no lápis à esquerda na linha respetiva



Somos direcionados para a ficha do formando onde, em baixo, temos as 3 opções



Clicando sobre uma delas irá aparecer uma mensagem de confirmação antes da ação ser executada.
Vamos tomar como exemplo a suspensão do formando.
Se voltarmos a verificar a lista de formandos, este já não se encontra disponível.




Como recuperar acesso de um utilizadorQuando os utilizadores são suspensos, cancelados ou arquivados passam para uma zona de arquivo na "Gestão".
Para aceder a essa zona clicamos em "Arquivado"



Nesta página veremos a lista de utilizadores e o respetivo estado na coluna "Situação"



Queremos dar novamente acesso a José Soares que está suspenso. Clicamos no lápis para abrir a sua ficha.



Ao entrar na ficha do utilizador, irá aparecer uma janela com a informação sobre o bloqueio e o botão "Re-Abrir Acesso" que devemos clicar e confirmar para que o fomando volte a poder aceder à plataforma.



Quando o estado do utilizador é "Arquivado" devemos entrar na ficha do mesmo e clicar em "Desarquivar" e confirme a ação.







4. Saiba mais





5. Informação relacionada



6. Versão


1.0

@ 24 January 2013 :: 1641 [L]Views.Text :: 0 [L]Comments.Text :: :: Ferramentas de Coordenador ::


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